quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A grande lição

A grande lição é saber esperar, e fazer de cada dia, mais um dia de novas experiências, fazer de cada dia, um dia mais feliz, fazer da vida, um acontecimento simplesmente espetacular. A grande lição é viver no esplendor do amor, é ser feliz, e encontrar a felicidade em cada gesto, por mais simples que se apresente, um sorriso pode mudar nossas vidas em questão de segundos, só depende de nós, e ninguém mais.

É o abraço amigo, que conforta o coração partido, é um beijo terno, que une os namorados numa noite de luar. A grande lição é a beleza de um botão de flor se abrindo, a cada manhã, a cada primavera. É ver um beija-flor batendo suas delicadas asinhas, é ouvir o canto dos pássaros nas manhãs orvalhadas, e cobertas pelo sereno da madrugada.

Saber fazer tudo isso, meu amigo, por mais que pareça difícil, não é, lhe afirmo isto com veemência, pois sei, que sim, é possível... e muito mais fácil do que abrir os olhos, é tão fácil quanto sorrir. A nossa grande lição é fazer a vida valer a pena em cada coisa pequenina cheia de importância, que por vezes estamos ocupados demais para reparar. É fazer da vida um soneto, e dançar a esse som todos os dias, da forma mais galante e elegante que possa existir no mundo.

A nossa grande lição, é o segredo da felicidade, é o segredo do amor. É estarmos vivos, prontos e abertos para quaisquer aventuras, para quaisquer contratempos que possamos vir a ter na longa jornada, é sentirmo-nos felizes com aquilo que temos nas mãos, é o dom de valorizar cada minuto, cada ínfimo segundo... a grande lição da vida, é fazer desta uma escola, é cair e se levantar, é aprender com os erros dos outros, porém, aprender também com os nossos.

Os anos passam, a vida muda, e muito, e o que fica são os momentos, as lembranças, os amigos. O que fica, na verdade, é tudo aquilo que vivemos, que deixamos pra trás, às vezes sem querer, é aquilo que ainda viveremos, enfim, é tudo, é a vida. Cheia de suas surpresas, de seus altos e baixos, de toda a sua malícia, que por muitas vezes nos faz perder o fôlego, e até mesmo a vontade de viver.

O que fica é a nossa grande lição, tudo o que aprendemos durante a nossa estada nesse deserto de almas, onde sem esperar, mais cedo ou mais tarde, damos de cara com aquela que nos completa. Nossa grande lição é amar, é ter felicidade, e não se esforçar por isso, pois tudo o que é de nosso direito, às mãos nos há de vir, mesmo que demore, mesmo que nossa caminhada pareça longa e cansativa, mesmo que pensemos em desistir, temos que bradar: Não! Não é a desistência que vai nos levar adiante, e sim a nossa grande lição, de não pararmos nunca, mesmo que se arme a maior das tempestades à nossa frente, mesmo que exércitos movam céus e terras para nos barrar, a grande lição é não parar e seguir em frente, com os pés doloridos, braços cansados, coração ferido, lágrimas queimando a face, é seguir em frente, de peito aberto, sempre!

Os anos passam, e mais um está chegando, e logo vai passar. Novos amores, novas dores. Novos sorrisos, novas lágrimas. Tudo novo, de novo. E a grande lição disso tudo? É que o tempo não para, por mais que estejamos calejados da jornada, ele não para. Ele tem esse ciclo incansável, para nos ensinar apenas que devemos amar sem medida, que devemos sonhar, que devemos, sempre, seguir em frente, por mais que tudo nos abale. Serve para que saibamos que tudo tem um sentido, que tudo acontece por um por quê. Ele não para enquanto não somos capazes de amar verdadeiramente, e continua, até o dia em que finalmente encontrarmos a real felicidade.

O tempo vai continuar, e a nós só resta caminhar, continuar a jornada... resta-nos seguir à risca a lição de sermos felizes, de nos amarmos, e acreditar que tudo acontece por um motivo, um motivo inquestionável.

Sorri-se hoje, amanhã não sei. Se hoje choro, amanhã com certeza sorrirei. Não há bem que seja eterno, nem mal que sempre dure. Felizmente, o bem prevalece, e cabe a nós decidirmos de que maneira isso acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário